Read more

Capítulo 39 de Amigos de Aluguel

final

Alice, Lina & Cia se tornaram história, não que uma história termine no final, o ponto final é apenas um mero capricho do escritor.

Minha primeira história (A Lince e a Raposa) não teve planejamento, eu fui bolando o enredo enquanto escrevia os primeiros capítulos, coloquei todas as ideias soltas no caderninho e depois montei um cronograma organizando as cenas. Com Amigos de Aluguel resolvi fazer diferente, criei todo o roteiro, começo, meio e fim, antes de iniciar a escrita, no dia 1º de novembro de 2013. A imagem abaixo é o resumo rápido que montei uns dias antes do início do NaNoWriMo, o concurso para o qual essa obra se destinou:

2014-08-22 03.15.43

É, eu fui legal com Lina, na concepção original ela teria câncer, mas a poupei, lhe dei apenas a suspeita. E As Três Margens do Rio Charles se passaria em Nova Iorque, mas acabei ficando com Boston, por causa do nome do rio.

Depois desta experiência mais organizada e estruturada, fica minha recomendação para quem escrever romances: planejem com antecedência, facilita muito o trabalho, elimina bloqueios e te norteia com claridade. E também façam fichas dos personagens.

Outra dica: façam um cronograma. Além de facilitar a visualização do fluxo das cenas, evita que o plot fique com furos temporais. Por exemplo: no penúltimo capítulo me deparei com Alice falando “Você frequenta minha casa há (quanto tempo???)”. Com uma rápida olhada no cronograma, vi que Lina frequentava o apartamento de Alice há quase cinco meses.

E a última lição aprendida: Se cenas futuras, diálogos, ou cenas que não se encaixam no momento, surgirem na sua mente, escreva num documento a parte, não desperdice a ideia. Praticamente tudo que eu escrevi neste outro documento acabou entrando no decorrer da história. (Já no A Lince e a Raposa um punhado de cenas não entraram no produto final, qualquer dia desses vou publicar aqui as cenas que foram cortadas.)

Ficarei algum tempo longe das grandes histórias, os próximos meses serão de estudo, planejamento, e uns dois ou três contos curtos. Retorno em novembro, para meu segundo NaNoWriMo, e um novo romance, porque é isso que quero fazer pelo resto da minha vida: escrever histórias de amor.

Mas este blog não ficará abandonado, continuarei o alimentando com as maluquices que saírem da minha cabeça, e dicas de escrita. Talvez seja um bom momento para os pequenos contos, retomar os temas não escritos do Poem A Day.

À todos que acompanharam Amigos de Aluguel, eu tenho vontade de abraçar vocês, tipo uma Felícia esmagando os bichinhos, um abraço grupal e de agradecimento. E é verdade, às vezes eu tenho vontade de dar um abraço grupal em todos que dedicam algumas horas de suas vidas para me ler, vocês são incríveis, obrigada.

Aos que comentaram aqui e no AbcLes, o abraço é ainda mais caloroso, vocês não fazem ideia do quanto isso me incentiva a continuar escrevendo, cada vez com mais coração e carinho.

E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.

Fiquei tão emocionada que quase esqueci o link: Capítulo 39 (final).

Thank you, thank you.

Facebook

comentários

Comments (3)

  1. Antônia Campos

    Olá! Primeiramente quero parabeniza-la pela história Amigos de aluguel é uma história muito interessante e envolvente, você escreve muito bem se possível gostaria que me enviasse a história completa, li os 9 capítulos que foram postados no abcles,gostaria muito de ler toda a história. Vou ficar aguardando.

    Reply
    1. Schwinden (Post author)

      Olá Antônia, te mandei por email, beijos!

      Reply
  2. Lai

    Bom diaa, boa sexta!:)
    Mulher, eu comecei um projeto sorria mesmo que o dia diga ao contrário. .metendo tudo de bom e pensando em algumas pessoas pra conseguir. Comecei hj…rs.Dps te conto melhor. ..mas vou te eizer, ce escreve lindão,tava até sem inspiração pra deuxar comentário, mas eu senti uma emoção em cada órgão do mru corpo. ..as coisas q vc disse! E boas dicas pros escritores, irei pegar para fazer sobre minha vida, talvez descubra onde tudo cormcou kkkkkkkkk.Organizar as ideias pra falar c a terapeuta, q por sinal, não ligou ainda. .rs.
    Oiaaaa, que deu ataque de fofura nela gente. .ai q lindo!!!Mas tipo, Felicia apertava muitooo…rsrs.Mas adoro abraços grupais…/o\.Troca de energia boa. ..
    Lindo o vídeo, entenderia se tivrsse legenda, mas tô feliz q minha conexão deixou eu ver e escutar o vídeo! Hehehe
    Corazón, vou ler o capítulo, mas n sei se estou com potencial e inspiração para comentar, é possível que apareça pq como disse um dia, suas histórias são meus remédios naturais. Existem pessoas que conto no dedo que fazem minha vida ser mais alegre, que me fazem esquecer minhas dores. ..eu tenho elas em cada dedo de uma só mão, e vc ta aqui..obrigada por aparecer pelo caminho onde eu andava e me ver e n passar direto como se fosse invisível. ..suas histórias sempre me trarão boas lembranças e sei aue virão muito mais me trazenso sensações desconhecidas sempre, algo novo pra aprender e personagens para analisar…
    Beijos e te adoro desde meu pulmão rs.Bjos q ficou mt doce isso aqui….

    Reply

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: