Read more

O fim da era 2121

Talvez seja grandiloquência da minha parte chamar de “era 2121”, mas como experiência pessoal foi exatamente isso que essa saga significou: mais de 3 anos escrevendo apenas essa história.

509 mil palavras, 121 capítulos, 2 volumes.

2121 começou a ser escrito de fato no NaNo de 2014, porém o conto que originou o romance foi escrito em dezembro de 2013! Se chamava Esperança Artificial e foi publicado na Coletânea Futura, que pode ser baixada aqui.

No NaNo de 2015 deu-se início ao segundo volume, chamado de 2121: Resiliência.

No Nano de 2016 continuei escrevendo esse segundo volume, finalizado ontem, 22 de outubro de 2017.

Meu caderno de anotações de escrita

Foram 45 páginas de anotações, incluindo cronograma, sequência das cenas (de TODAS as cenas), dados, nomes, frases soltas, diálogos soltos. E muito, muito planejamento. Acho que nunca mais terei paciência para planejar algo tão complexo e longo assim.

Escrever essa distopia foi sem dúvidas uma das melhores experiências da minha vida. No âmbito da técnica de escrita, foi uma evolução constante. No pessoal, foi um aprendizado imenso, pois a história lida com assuntos sociais e grandes problemáticas, como machismo, tráfico sexual, fanatismo religioso e toda gama de preconceitos. Desculpo-me pelo uso do velho clichê, mas preciso admitir que essa história tomou vida própria, principalmente as protagonistas, Sam e Theo, que cada vez mais demandavam cenas que não estavam programadas. Por isso se estendeu tanto, algo que deveria ter terminado em meados de 2016. Eu não tiraria nenhuma vírgula.

Cronograma das cenas

As personagens se tornaram minhas companheiras do dia-a-dia, sei que a saudade vai apertar, quem sabe um dia eu escreva algo novo sobre elas?

Para todos que me acompanharam, os leitores, os comentadores, os apoiadores, os amigos: muito obrigada. A história existe e funcionou por causa de vocês.

 

Tanto carinho e incentivo que recebi, tanta coisa boa que essa história me deu, tantas pessoas que apareceram na minha vida por causa dela… Comentários revoltados, emocionados, elogiosos, críticos, eu amei demais tudo isso. Eu amo vocês, sério. Obrigada por tudo.

Um obrigada e um abraço apertado para o pessoal do grupo do NaNo Brasil.

Obrigada, de coração, meninas do Lettera.

Obrigada, meu amor.

Não sou manteiga derretida como Samantha, mas estou aqui me despedindo emocionada.
Um beijo (sem mordida) para vocês!

p.s.: Quer ler 2121? É só clicar na capa abaixo!

Primeiro volume

Segundo volume

 

Facebook

comentários

Comments (2)

  1. moa

    Bom dia Cris!
    acompanhei a saga com o coração aflito..odiei o Elias e o Mike de forma absurda… amei a Theo e sua fragilidade misturada com sua resistência de aço… amei a Sam pela transformação que ela passou,,,se permitiu ver o outro lado.. a Senadora tb me chamou a atenção.. se redimiu ao longo da historia.. uma historia original e cheia de nuances diferentes..temas complexos e que no normal ninguém quer mto saber..trafico de mulheres é indigesto mas precisamos saber e tb nos unir para ajudar as vitimas…temos casos crescentes de rapazes bem jovens tb estarem sendo aliciados. é isso…Parabéns mesmo por seu trabalho lindo! bjão.

    Reply
  2. Paula

    Foi simplesmente maravilhoso, foi especial, arrebatador, Insano, genial. Foi tudo. Amei mesmo.

    Reply

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: