Descobertas – A culpa é sempre das outras
Autora: Nyna Simões
Editora: Hoo
***
Culpe menos, ame mais
Eu me dei conta do quanto esse livro é fisgante quando me peguei abrindo e lendo durante uma aula, enquanto aguardava algo acontecer na sala. Sabe aquele velho truque do “só mais um pouquinho”, que faz você continuar lendo? Esse livro tem esse efeito.
Você é arremessado sem dó nem piedade num dia turbulento da vida de um casal desgastado, a caminho de um camping, o que de cara nos evidencia que foi uma péssima ideia, e que não vai acabar nada bem.
A história foca num curto período de tempo na vida do casal Ana e Julia, duas comunicólogas com problemas de comunicação. Juntas há 8 anos, assistem o casamento se desmanchando numa viagem de carnaval. Após o infeliz feriado, Ana tenta juntar as partes quebradas de si mesma, e as respostas perfeitas que tivera durante sua vida já não satisfazem mais as novas perguntas.
Narrado em primeira pessoa, por uma protagonista elétrica, impaciente e cabeça dura, você acaba se sentindo num programa tipo Casos de Família, é uma avalanche de barracos e pitís (caso pití tenha plural). Aos poucos os estragos causados pelo ciúmes e tomadas de decisões infelizes vão criando uma bola de neve de confusão, foram vários ‘facepalms’ auto aplicados enquanto eu lia e me desesperava.
Quando a poeira baixa, começa de fato a história em si, pelo menos na minha opinião. O livro dá um salto extraordinário em qualidade, e é justamente nos trechos sérios e introspectivos que as pérolas se escondem. Depois de tanto barraco, o que restou para a protagonista Ana? Essa busca pelo entendimento de onde sua vida foi parar, e em como chegou a este ponto, é o que move a segunda parte, e move muito bem, te fisga mais do que nunca. “Só mais um pouquinho.” E quando percebo estou quase passando do meu ponto de ônibus porque não consegui fechar o livro.
Nyna fez um trabalho competente e curto nesta obra. De linguagem rápida, a história tem o fôlego necessário para contar em fluxo contínuo um momento decisivo na vida de uma mulher quase balzaquiana, sem maiores backgrounds ou pontas soltas. Direto e delicioso.
Você pode adquirir o seu Descobertas pelo site da Editora Hoo: www.hooeditora.com.br/produto/descobertas