Antes de começar a despejar gifs animados e aquela mesma ladainha de sempre “ai, será que vou conseguir?” e blablabla, vamos explicar o que é o NaNo como se você tivesse 5 anos:
– Mas que raios é o NaNo que você tanto fala?
NaNoWriMo (National Novel Writing Month) é um desafio literário internacional que acontece sempre em novembro, ano passado reuniu mais de 600 mil participantes (apenas 16% venceram), e consiste em escrever uma história com 50 mil palavras durante os 30 dias de novembro (dando uma média diária de 1666 palavras, e não necessariamente seu livro vai se encerrar nas 50 mil, você pode continuar escrevendo depois). Não está em jogo qualidade nem quem escreve a melhor história, é uma maratona focada em quantidade, É UM DESAFIO PESSOAL, entenderam?
PESSOAL, PERSONAL, SEU, PARA VOCÊ, PARA REALIZAÇÃO PESSOAL, NÃO GANHA PRÊMIO, NÃO ENVIA NADA PRA LUGAR NENHUM, NINGUÉM VAI TE AVALIAR.
– Como irão me avaliar?
Ninguém vai te avaliar, você vai lutar para vencer por simples DESAFIO PESSOAL.
Ou seja, ninguém envia nada para lugar algum, ninguém vai avaliar absolutamente nada, a única interação que o ‘maratonista’ tem com o site do evento é colocar a contagem de palavras. Se você validar 50 mil palavras lá antes da meia-noite do dia 30/11, parabéns, você é um vencedor!
– O que eu ganho se vencer?
Nada! Nada! Mas você vai se sentir super foda por ter vencido (pelo menos eu sempre me sinto muito foda quando venço, e eu já venci 3 anos). E também ganha uns cupons de descontos em aplicativos e outras coisinhas lá no site deles, como por exemplo 50% de desconto no Scrivener.
– Onde me inscrevo?
Aqui nesse site: nanowrimo.org
– Mas eu não sei falar inglês, não entendi nada nesse site!
Se vire, meu filho.
***
Esse ano pela primeira vez sou uma ML (Municipal Liaison), ou seja, eu e a Helena estamos comandando essa bagaceira toda! Falando sério, nós duas somos as ML’s do Brasil esse ano, então temos que agitar o país: promover encontros, divulgar o NaNo nas redes sociais, incentivar as pessoas, enxugar as lágrimas dos participantes, etc, etc.
Para saber sobre os outros eventos, confira na nossa página do Facebook.
Onde?
Aqui, comece curtindo nossa página: https://www.facebook.com/nanobrasiloficial/
Depois entre no grupo do NaNo no Brasil (que é um grupo sensacional e me ajudaram muito a vencer meus 3 NaNos): https://www.facebook.com/groups/nanobrasil
Estou indo em busca do meu tetra, escrevendo a finalização de 2121.
Pode isso, Arnaldo?
Não, tecnicamente tem que ser uma história começada do zero.
Mas regras existem para ser quebradas, então esse ano sou o que chamam de “NaNo rebel”, pois não irei começar uma história nova.
– O que mais não pode?
Não pode ser coletânea de contos, não pode ser coletânea de poesias, não pode trapacear e escrever 50 mil vezes a mesma palavra, não pode ser não-ficção, não pode ser biografia, não pode xingar os amiguinhos, não pode falar mal da ML, porque a ML é uma querida, a ML tá aqui dando um duro danado para conciliar mil coisas e ainda por cima orientar vocês.
Espero no dia 30 de novembro finalmente finalizar 2121 (e me despedir entre lágrimas de Theo e Sam para sempre), e também conquistar meu tetra!
– Onde consigo um calendário?
Ano passado fiz um calendário nacional, esse ano farei também, deve sair essa semana ainda por aqui.
Para enfeitar suas redes sociais:
E então? Preparados? Vai embarcar nessa comigo?
Só para não perder o costume: visite o Lettera! Toneladas de literatura lésbica de graça!
Ah, não consegui ainda escrever mais nada de 2121, então por enquanto nada de capítulo novo, ok? Sorry, e obrigada pela paciência!
Vicio è um negócio sério, mto sério, serissimo. Vou hibernar até o final de 2121sair e me acalmar. Mto Boa sorte no desafio.