Como se prevenir de plágios

On-line Piracy Key

É chato, é bem chato quando um autor descobre que sua história está sendo copiada em outro site, sem sua autorização, e muitas vezes trocando nomes de personagens para despistar o plágio ou se adaptar à uma fanfic.

Várias autoras que conheço já passaram por essa situação, algumas até mais de uma vez. Eu tive uma dessas experiências (que eu saiba…), vi uma história se tornando fanfic do Fifth Harmony. Eu não sabia se chorava pelo plágio ou pelo fato de ser uma fanfic do Fifth Harmony, mas superei esse momento triste. Também já vi história minha virar PDF no 4shared, e isso também não é nada legal.

Se você escreve e publica na internet, você está correndo esse risco, não tem como evitar, mas podemos tomar alguns cuidados para evitar prejuízos financeiros (caso você tenha intenção de publicar sua história futuramente).

A resposta seria “não publique na internet”, então? Não, claro que não. Publicar na internet é a melhor forma de ganhar visibilidade e novos leitores, além da possibilidade de formar uma boa rede de contatos. Sem contar o feedback, que é maravilhoso.

Assim que você finalizar sua história, faça o registro de ISBN no site da Biblioteca Nacional (http://www.isbn.bn.br/website/solicitacao-de-numero-isbn), cada registro custa R$ 16,00. Mas para isso você precisa fazer o registro como editor autônomo, que custa R$ 235,00. Você pode também solicitar este serviço a alguém que já tenha registro no site, pagando um pouco mais (geralmente cobram de 40 a 50 reais por obra registrada).

Este registro não garante os direitos autorais da sua obra, até porque você não vai enviar sua história para o site em momento algum, o registro é apenas para o título da obra. Mas num possível processo contra o plagiador, esse registro conta bastante.

Uma forma ainda mais eficaz de provar que o texto é seu, é fazendo o registro/averbação diretamente num posto estadual da biblioteca nacional mais próxima da sua casa. Custa 20 reais por registro, e você precisa enviar o original impresso (seja pessoalmente ou por sedex para a sede no Rio). Esse processo é um tanto burocrático e lento, costuma levar 60 dias para sair o registro. Nesta página tem os endereços dos postos estaduais no Brasil: https://www.bn.br/servico/direitos-autorais/postos-estaduais

Como descobrir o plágio?

Contando com a sorte: se alguma boa alma reconhecer seu texto em outro lugar, e te procurar contando do plágio.

Procurando trechos no Google: Copie e cole algumas frases da sua história no Google, com aspas ao redor, e que seja um trecho onde nenhum nome é citado (porque alguns plagiadores trocam os nomes).

Como agir?

Em primeiro lugar procure o responsável pelo site onde o plágio aconteceu, solicite a exclusão do texto e expulsão do membro que fez a publicação. Eu recomendo também a abordagem ao plagiador, de forma cordial, porém rígida. Solicite a imediata exclusão e avise que se ocorrer novamente você tomará medidas legais.

Foi vítima de plágio?

Não desanime. Eu sei o quanto exige escrever um romance de centenas de páginas, e tudo que abrimos mão para ficar na frente do computador criando histórias, o tempo que poderia ser utilizado para lazer ou estar com entes queridos. Mas é só um pequeno percalço, tome as medidas necessárias e siga escrevendo, vale a pena.

Um comentário Adicione o seu
  1. Nunca vi plagios completos. Tipo, ja li historias com trechos ou ate um cap identico ao de outro autor.
    Confesso que leio bastante fics. Inclusive do Fifth Harmony, rs’…
    Mas nao consigo ve-las em nenhuma das suas personagens. Elas sao unicas, inclusive comentei isso com uma amiga tem um par de semanas…
    Qual historia sua foi adaptada? A Lince ou Amigos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *