Gaslighting: você já passou por isso

– Você está sensível.
– Você sempre é tão emocional.
– Você está na defensiva.
– Você está exagerando.
– Calma. Relaxe. Pare de surtar!
– Você é louca!
– Eu estava só brincando, você não tem senso de humor?
– Você é tão dramática.
– Deixa pra lá de uma vez!
– Tá de TPM?

Você já ouviu alguma destas frases? Ou alguma parecida? Então você já sofreu gaslighting.

O nome vem de um filme de 1944, estrelado por Ingrid Bergman. No filme, ela é uma mulher muito rica com um marido que quer tomar sua fortuna. Ele então bola um plano de fazer com que ela seja considerada louca e internada em uma instituição mental.

Hoje em dia essa expressão é utilizada para se referir a técnica de manipulação emocional que desqualifica a mulher, mesmo que ela tenha razão.

Essa forma de manipular com o outro pode acontecer em qualquer relacionamento, e também pode partir de uma mulher, numa relação de trabalho, entre pais e filhos.

Nesse tipo de relação, o abusador tende a distorcer, omitir ou mesmo inventar informações, fazendo a vítima duvidar de sua memória, razão, e sanidade. Ele também pode afastar a vítima de pessoas conhecidas, convencendo-a de que é o melhor a se fazer, ou que aquelas pessoas que foram afastadas eram pessoas ruins.

Esses questionamentos passam por alegar histeria, dizer que a mulher está sendo “dramática”, que ela é “louca”, que não há motivos para tanto, e que a mulher está “defensiva” e seguem na direção de questionar a própria memória da mulher (quando o homem insiste que disse algo que a mulher lembra claramente que não foi dito).

Entendeu porque é errado postar no Facebook piada de mulher com TPM? Entendeu porque é errado compartilhar “coisas engraçadas” desqualificando o discurso da mulher? Não colabore com esse tipo de pensamento, ‘porque toda mulher é assim mesmo’, ‘mulher é tudo louca’, ‘mulher é invejosa’, ‘mulher é rancorosa’, isso é prejudicial. Tire isso do seu Facebook, WhatsApp, tire da sua vida. Cada piada machista que você compartilha nas redes sociais é um tiro no próprio pé, você perpetua o machismo que parece tão inofensivo, ‘ah, é apenas uma tirinha engraçada’. Não, não é, é esse mesmo machismo que violenta e mata milhares de mulheres todos os dias.

Fontes: (recomendo fortemente a leitura destes textos)

– http://www.dicasdemulher.com.br/gaslighting/

http://revistaglamour.globo.com/Na-Real/noticia/2015/03/voce-ja-foi-vitima-de-gaslighting-nao-sabe-o-que-e-gente-explica.html

– http://www.papodehomem.com.br/porque-as-mulheres-nao-estao-loucas

ESPERA! Tem capítulo novo hoje, leia aqui o 34, que se chama… Gaslighting! E tem um easter egg.

Bônus: alguns exemplos de coisas que você não deve nunca mais compartilhar nas redes soc0280_humornanet_com_mfiais:

tpm (1)cahrgetpm_de_novotpmATT37347

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *