Read more

5 artifícios úteis para ajudar na escrita

Li um texto no site Miss Literati que achei interessante para fazer uma tradução livre e postar aqui, é pequeno mas são coisinhas que enriquecem o texto. São 5 artifícios que devem estar presente na escrita de vez em quando, principalmente o item 4, que eu chamo de “use metáforas”:

  1. Simbolismo: Uso de objetos, personagens ou ações que representam ideias que são diferentes do significado literal do símbolo. Exemplo: cores podem representar emoções na literatura, vermelho para raiva ou amor, azul para paz ou tristeza, preto para morte, verde para esperança, etc. Ou então um espelho quebrado que representa ruptura ou azar.
  2. Pressuposição: O uso de palavras ou frases que dão ao leitor uma pista do que acontecerá na história, mas sem entregar o fim. Exemplo: escreva sobre sua vida – ela profetizou.
  3. Ironia: O uso de palavras para representar o completo oposto do significado real.  Exemplo: batizar um cachorro enorme de Fifi, usar respostas absurdas. (Tente o sarcasmo também, mas use com moderação)
  4. Imaginário: Quando um autor tenta descrever algo, comparando-o com outra coisa para representar objetos, ações e ideias. Exemplo: usar o reflexo da lua no mar para comparar com o brilho nos olhos. (Leia poesias para se aperfeiçoar nesta arte, eu tenho feito isto)
  5. Alusão: Mencionar uma pessoa, lugar ou coisa que aconteceu para ajudar o leitor a compreender melhor o texto. Exemplo: ela nunca ajudou ninguém, na escola a chamavam de tio Patinhas.

Texto original em inglês: www.missliterati.com/blog/5-Literary-Devices-You-Should-Have-in-Your-Novel

Facebook

comentários

Comments (2)

  1. Laila

    Oieeee,Tiane!(Mudei…)
    sabe,me admira sua postura…tipo,seu esforco por buscar ferramentas que te guiem e ajudem a melhorar seus textos!!:)

    Hum,interessante isso das cores na literatura pq sao completamente diferentes do significado para energias rsrs..curtir os 4 tips!Gostei do 2…preste atencao nele!!rsrs

    Se cuida,esperoq esteja tudo em ordem
    Bjos

    Reply
    1. Schwinden (Post author)

      Tiane? Essa é nova mesmo.
      Obrigada pela parte que me toca, assim que comecei a escrever li em algum lugar que para melhorar a escrita é imprescindível que se faça 3 coisas com afinco: ler, estudar e escrever. E eu levei isso a sério.
      Acho que nunca usei as cores na escrita, na verdade eu designei o preto para Anna na Lince para dar o aspecto solitário e fechado dela, mas acho que foi só isso mesmo, eu gostei dessa simbologia, estou tentada a usar mais cores.
      Aqui tudo em paz, espero que estejas nadando como um golfinho térmico por aí.
      Grande beijo!

      Reply

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: